Recomendo esse artigo

Ir em baixo

Recomendo esse artigo

Mensagem por Germino Roz em 2014-05-28, 7:44 pm

Essa leitura me fez entender melhor e é super atual. É meio grande, mas bem esclarecedora.

A informação é considerada o principal patrimônio numa organização e está sob o constante risco de ser perdida. A sua perda ou roubo constitui um prejuízo para a organização, por isso é importante que, para garantir sua segurança, os funcionários conheçam e sigam corretamente as normas e políticas de segurança estabelecidas na empresa.

Neste ano de 2014, haverá muito mais riscos para a segurança do que o ano de 2013, devido à adoção da computação em nuvem, tecnologia que vem se adotando rapidamente, que consiste no armazenamento de dados que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, através da internet.

Na segurança da informação duas coisas são realmente importantes: o armazenamento de forma segura e a velocidade de transmissão. O que aconteceria se uma empresa perdesse as informações relativas aos seus clientes?. Um exemplo disso tem relação com as informações trocadas entre a torre de controle e o Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido no último dia 8 de março, pois, de acordo com o primeiro ministro da Malásia, Najib Razak, a última comunicação chegou seis horas e meia depois da aeronave ter desaparecido do radar civil.

Será que o mundo é um grande Big Brother? Ou ainda padece de tecnologia para a segurança das informações enquanto o armazenamento e a transmissão delas? Atualmente, a tecnologia está bem desenvolvida nestes dois aspectos, já que existe emergente técnica das nuvens e a respeito das transmissões e o uso da banda ultra larga UWB.

A UWB trabalha na frequência variável de 3,1 GHz até 10.6 GHz, capaz de transmitir dados na faixa do gigabyte por segundo, consumindo pouca potência e funcionando simultaneamente com as bandas de sistemas de comunicação atuais, como ZigBee e 3G, sem provocar interferência.

Em resumo, sempre irão surgir novas tecnologias na segurança em especial no armazenamento e transmissão da informação. Com elas aparecerão novos desafios onde o homem terá de criar novas tecnologias para cuidar da informação que é o maior tesouro organizacional neste mundo digital.

Hector Orillo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema da Faculdade Ateneu

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Germino Roz

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum